Já está mais que comprovado que o pensamento positivo tem força para mudar o mundo, mas o mundo está tão submerso em negatividade que é realmente difícil nos mantermos elevados, por isso que o Evangelho é categórico em estabelecer como um dos princípios básicos o "Orai e Vigiai". Cabe a cada um contribuir para o bem comum, sentar e esperar que os outros corrijam o mundo não é apenas uma atitude egoísta, mas é um estado de quebra de sintonia com a Fonte Maior de Bondade e Caridade. Também já está mais do que comprovado que apenas podemos receber aquilo em relação a que estamos em sintonia, em outras palavras, precisamos vibrar positivo para recebermos algo positivo. Por isso, saiamos todos do ciclo vicioso das lamentações e comecemos já a corrente para o bem. Talvez, você ache muito difícil vibrar sempre positivamente, mas é fácil vibrar positivamente por apenas 1 minuto. Então, hoje é apenas 1 minuto, amanhã são 2 e quando nos dermos conta teremos outra atitude para com a dádiva que Deus nos deu, que é a Vida!

Mensagem

Sejam todos muito bem vindos e que a paz do Senhor os ilumine agora e sempre!

terça-feira, 31 de maio de 2011

O papel do amor


  
Quando começamos a apreciar a beleza, admirar detalhes e prestar atenção nas coisas, nas pessoas, passaremos a contemplar o princípio da emoção de amor.

O papel do amor está mal compreendido. Devemos sentir amor por tudo. O amor não é uma coisa que devemos fazer para ser bons ou tornar o mundo um lugar melhor, por alguma abstrata responsabilidade moral, ou porque devemos desistir de nosso hedonismo.

Quando chegarmos a um nível em que sentirmos as energias de amor vindo das outras pessoas, poderemos mandar a energia de volta, agora agregada com o nosso amor, é só desejar.


E ninguém se sentirá mais fraco por isso, porque estaremos recebendo mais energia de uma fonte inesgotável, que é o cosmos.

Se ligar na energia cósmica provoca emoção, depois euforia e depois amor. Encontrar bastante energia para conservar esse estado de amor sem dúvida faz bem ao mundo, porém mais diretamente a nós. Lembre-se de parar quantas vezes for preciso para se religar com a energia cósmica. Permaneça cheio, permaneça em estado de amor.

A maior caridade que podemos fazer para o próximo é DOAR AMOR.

  

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Pensamentos positivos sem dor e sem violência...



Mantenha seus pensamentos positivos
porque pensamentos tornam-se suas palavras...

Mantenha suas palavras positivas
porque suas palavras tornam-se suas atitudes...

Mantenha suas atitudes positivas
porque suas atitudes tornam-se seus hábitos...

Mantenha seus hábitos positivos
porque seus hábitos tornam-se seus valores...

Mantenha seus valores positivos
porque seus valores tornam-se seu destino.

Mahatma Gandhi    
***
Os pensamentos, afinal, refletem aquilo que somos em nosso íntimo, no "eu" desconhecido até mesmo por nós, e, portanto, se queremos melhorar, é preciso aprender a controlar nossos pensamentos e, para isto, o caminho não pode ser outro senão cumprindo com o ensinamento cristão de conhecermos a nós mesmos.

"Conhece-te a ti mesmo" e busca modificar tuas tendências negativas.

Não penseis que é difícil, porque este já é um pensamento negativo, que certamente dificultará efetivamente o processo e tua busca pela melhora. Pensas, então, que será fácil e, assim, iniciarás confiante tua busca pela evolução espiritual.

O problema é que a maioria recebe estes ensinamentos como ordens para que entrem em luta consigo mesmo, violentando-se a cada instante na busca para afastar aqueles pensamentos indesejados que teimam em permanecer em nossas mentes, mas não é isto.

Lutar contra os pensamentos é extremamente difícil, imensamente angustiante e doloroso e, acima de tudo, é na grande maioria das vezes ineficaz, levando a pessoa a se acreditar derrotada e, obviamente, gerando mais pensamentos negativos.

Quando se fala em vigiar os pensamentos, o que se está querendo dizer é que você deve analisar seus pensamentos a todo instante para conhecer-se e descobrir o que precisa mudar...

Quando se fala em manter os pensamentos elevados, o que se está querendo dizer é que você deve mudar sua atitudes e estímulos externos, de forma a mudar seu padrão vibratório e conseguir sintonizar com o bem e consequentemente pensar coisas boas... 

Quando se fala que a reforma começa de dentro para fora, o que se está querendo dizer é que é preciso se conhecer para saber o que mudar e não que se tem simplesmente que mudar do nada e de uma hora pra outra...

Prova disto, é que o próprio Evangelho indica o constante estudo da doutrina como meio para obtenção da reforma íntima, o que é um estímulo externo, não é verdade? A doutrina reforça incessantemente o trabalho caridoso, o que também é um estímulo externo, não é verdade?

Tendo isto em mente, o que pretendemos demonstrar na mensagem de hoje é que é possível manter os pensamentos positivos, sem dor e sem violência, praticando acima de tudo o autoamor e o autorespeito. Nenhum reforma íntima precisa ser dolorosa.

É inegável que a meditação, por exemplo, é comprovadamente uma ótima forma de entrar em sintonia com o Pai Celestial, mas certamente não é a única forma...

É imperioso estudar o Evangelho e trabalhar a caridade, mas não é apenas deste modo, nem é apenas nessas horas que vibramos positivamente...

Enfim, o fato é que não é preciso passar 24 horas diárias meditando, orando, estudando o Evangelho ou fazendo apenas coisas desse tipo para melhorar nosso modo de pensar. O que é preciso é afastar toda negatividade que nos circunda e para isto basta iniciarmos buscando bons estímulos diários, tarefas prazerosas que renovam nossas energias...

Procura te apegar a estímulos positivos, busca ouvir músicas que te elevem o espírito, ler livros que te deixem mais suave, assistir filmes e programas televisivos que te tragam alegria, reunir-se com amigos que te levantem o astral, sentir cheiros e provar sabores que te recordem boas épocas, enfim, procura estímulos que encham de amor o teu coração e amanhã te perguntarás porque não o fizeste antes...

espiritismo reforma intima pensamentos amor caridade cura felicidade autoconhecimento atitudes emocoes dor

Podes mudar fazendo o que gostas... basta que seleciones melhor as coisas... gostas de música, selecionas aquelas que te levantam o astral... gostas de filmes, selecionas aqueles que te transmitam paz... gostas de livros, seleciona aqueles que te deixem mais leves... e verás amanhã que, aos poucos, sem dor e sem sofrimento, acabaste promovendo uma grande reforma íntima e contribuindo para a melhoria do padrão vibratório e dos fluídos energéticos do nosso plano espiritual!

Lembrai-vos sempre que da simplicidade nasce a plenitude e que um todo é necessarimente formado de pequenas partes.

Que Deus nos ilumine agora e sempre!

Muita paz!

        

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Quando me amei verdade...



Quando me amei de verdade,
compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato.
E então, pude relaxar.
Hoje sei que isso tem nome…
Auto-estima.

Quando me amei de verdade,
pude perceber que minha angústia e meu sofrimento emocional não passam de um sinal de que estou indo contra as minhas verdades.
Hoje sei que isso é…
Autenticidade.

Quando me amei de verdade,
parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento.
Hoje chamo isso de…
Amadurecimento.

Quando me amei de verdade,
comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas
Hoje sei que o nome disso é…
Respeito.

Quando me amei de verdade,
comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável…
Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse pra baixo.
No início minha razão chamou essa atitude de egoísmo.
Hoje sei que se chama…
Amor-próprio.
 
Quando me amei de verdade,
deixei de temer o meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos. Abandonei os projetos megalômanos de futuro.
Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo.
Hoje sei que isso é…
Simplicidade.

Quando me amei de verdade,
desisti de ficar revivendo o passado e de me preocupar com o futuro.
Agora, me mantenho no presente, que é onde a vida acontece.
Hoje vivo um dia de cada vez. Isso é…
Plenitude.

Quando me amei de verdade,
percebi que minha mente pode me atormentar e me decepcionar.
Mas quando a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada.
Tudo isso é…
Saber viver!!!

Kim McMillen & Alison McMillen
In: Quando me amei de verdade
Trad. Iva Sofia Golçalves Lima
Rio de Janeiro: Sextante, 2003 96p.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Felicidade e Merecimento por Ermance Dufaux


“(...) e o que semeia em abundância,
em abundância também ceifará” 
II Corintios, 9:6
 

Anote alguns caminhos para construir tua felicidade:
A superação das culpas.
O perdão incondicional.
O desapego de bens e afetos.
A consciência tranqüila.
Amar o trabalho.
Descansar somente o necessário.
Interessar pelo esclarecimento.
Aprender a gostar de si.
Erguer a caridade em teus passos
O bem do próximo.
O conhecimento de si.
A fé no futuro.
A paciência com o progresso pessoal.
A instrução libertadora.
O gesto incomum pelo bem de alguém.
O esquecimento das quedas
A vitória sobre os impulsos.
A tolerância incondicional com todos.
A fraternidade nas relações.
O dever bem cumprido.
A ausência do desânimo.
O otimismo incansável.

Como vemos, felicidade não é acontecimento de sorte ou escolha do destino.
É uma conquista do esforço permanente pela melhoria de si mesmo perante o próximo, a vida e Deus.
Felicidade é a soma do bem que semeamos, portanto, uma questão de merecimento.

Mensagem psicografada pelo médium Wanderley Soares de Oliveira, em 17 de novembro 2007, na SED – Sociedade Espírita Ermance Dufaux, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

A prática do silêncio

espiritismo reforma intima pensamentos amor caridade cura felicidade silencio autoconhecimento atitudes emocoes


919 - Qual o meio mais eficaz para nos melhorarmos nesta vida e resistirmos às solicitações do mal?
R: Um sábio da antiguidade vos disse: Conhece-te a ti mesmo.
(O Livro dos Espíritos)

***

O mundo encontra-se incrivelmente barulhento e o motivo disso encontra-se no fato das pessoas estarem constantemente fugindo de si mesmas.

As pessoas não páram, agem, falam e pensam desgovernadamente, isto porque parar significa entrar em contato consigo e confrontar seu eu mais íntimo, seus vícios e suas fraquesas.

Ora, não se deve ter medo de confrontar-se e de se conhecer, estamos aqui porque ainda temos defeitos, isto é fato! Portanto, não se deve ter medo de descobrir que temos defeitos, porque isto já o sabemos. Mas é preciso conhecer especificamente nosso íntimo e nossos defeitos, porque só então poderemos corrigí-los e evoluir.

O "remar de acordo com a maré" em nada conduz à felicidade.

Por que as pessoas permanecem acomodadas no ruim, ao invés de buscarem melhorar? De fato, é difícil e sofrido ver nossos defeitos, mas é extremamente prazeroso superá-los. Permanecer acomodado é simplesmente aceitar que irá passar por um sofrimento certo, seguir contra os ensinamentos do Cristo conduz sem exceção ao sofrimento, a Lei de Causa e Efeito está aí para provar-nos. Lutar para melhorar, ao contrário, é saber que o sofrimento que ora passamos tem prazo certo para acabar.

Portanto, silencia... entra em contato contigo... conhece-te... concede-te a oportunidade de progredir...

terça-feira, 10 de maio de 2011

Responsabilidade sem culpa - autoamor, autoperdão e progresso espiritual.



Sedes severos para consigo em relação aos atos atuais e futuros. Orai e vigiai sempre, eis o mandamento. Não é possível furtar-se à responsabilidade pelas ações impensadas e pelos pensamentos desgovernados.

Mas sedes indulgentes quanto às suas ações já praticadas. Lembrai-vos sempre que ainda sois espíritos em busca de evolução e, portanto, não imunes a falhas e tropeços nesse desenvolvimento espiritual. As ações praticadas devem ser estudadas a fim de guiarem as atitudes futuras, mas não devem, de modo algum, fomentar sentimentos negativos de culpa, que conduzem unicamente à dor e à doença da alma e do espírito, não servindo à elevação espiritual, mas demonstrando apenas a ainda presente imaturidade do espírito.

O bom espírito não polui o universo com sentimentos negativos. O Espiritismo nos ensina que estamos em constante vibração e que ao vibrarmos materializamos novas energias. Portanto, é imperioso materializarmos coisas boas. Vibremos positivamente para que possemos nos elevar às esferas superiores.

O Evangelho nos ensina que tudo é energia e que a variação desta é que distingue os incontáveis planos onde habitam os espíritos e que nos deslocamos através destes quando sintonizamos nossa vibração de acordo com a vibração energética do plano que queremos alcançar. E mais, ao vibrarmos estamos sempre materializando novas energias, daí serem os planos infernais materializados pelos pensamentos desgovernados dos espíritos inferiores. Os espíritos inferiores não conseguem ver ou sentir os espíritos superiores que muitas vezes estão ao seu lado, simplesmente porque não conseguem sintonizar com eles.

A culpa, ao contrário do que se pensa, não demonstra nobreza da alma. O arrependimento e a responsabilidade sim. Mas arrependimento não deve ter a culpa como sinônimo. Arrepender-se deve ser defrontar-se com uma atitude errada e concluir por não mais praticá-la, é ver sua imperfeição e buscar superá-la. É assumir a responsabilidade pelo que se fez e buscar reparar o presente e o futuro. O passado passou, o que está feito, está feito. Culpar-se é remoer aquela conduta, avivando-a dia após dia, não a deixando no passado com toda sua negatividade, é continuar vibrando e sintonizando do mesmo jeito, o que inevitavelmente conduz a novas falhas. Arrepender-se e aprender com o erro é positivo, é mudar o padrão vibratório e passar a materializar energias boas e positivas.

Analise-se, estude-se, veja-se, conheça-se, mas seja indulgente com suas falhas. É chegada a hora de parar de uma vez por todas com essa cultura de culpa. O homem vive atormentado com essa pressão de não poder errar, de viver culpando-se por tudo, o que só atrai novos erros e novas culpas.

"Amai ao próximo, como a ti mesmo", ensina-nos o Cristo, portanto, ame-se. Porque é tão mais fácil perdoar o próximo do que nós mesmos? Temos essa cultura de que se amar é o oposto de ser o humilde, o que não é verdade. Somos uma dádiva de Deus e, só por isso, temos a obrigação de nos amar e de nos cuidar. Chega de tanta punição sem motivo. Chega de cultuar uma culpa despropositada. Isso não nos levará a nada, só demonstra grande imaturidade espiritual. Amemo-nos e cuidemos de nós mesmos. Perdoemos nossas falhas, para que livres da culpa possamos progredir no caminho do bem. Deus não quer sofrimento, ao contrário, Ele nos mostra incansavelmente todos os caminhos da felicidade, nós é não nos julgamos dignos deste caminho.

O problema é que as pessoas vivem de aparência, por isso necessitam demonstrar sofrimento para comover, até porque as demais pessoas somente se sentem satisfeitas se conseguem ver o sofrimento. Arrepender-se sem culpa, não é bem visto entre os homens. Mas urge mudar este pensamento.

Divaldo Franco, em sua palestra entitulada "A Terapia do Perdão" ensinanos que:

Não estamos na Terra para sofrer. Essa proposta de ser infeliz para comover os bons espíritos, não comove. Nós deveremos ser joviais, porque quem encontrou Jesus é feliz. Como é que alguém que encontrou o sol da vida pode ser nebuloso e triste? Como é possível haver encontrado Jesus e ser amargo, ser depressivo, odiar a Terra, esse mundo maravilhoso, rico de sol, de beleza, que nos oferece tantas bençãos, é a nossa escola de evolução. A Terra é uma escola neutra e Allan Kardec no-lo diz, com sabedoria, ela é um planeta inferior, porque os espíritos que a habitam ainda somos inferiores.  Na hora que nós mudarmos, ela mudará de posição, qual vem ocorrendo, em que sai de planeta de provas e expiações e passa para mundo de regeneração. Então a grande proposta é do auto-amor.

O Espírito Ermance Dufaux presenteou-nos com o livro Mereça Ser Feliz, no qual apresenta fundamentos racionais para nos desapegarmos dessa crença que apenas aumenta o negativo, gerando ciclos doentios e dificultando o progresso espiritual.

Nazareno Feitosa tem um seminário chamado "A depressão e a terapia do amor" que é composto de cinco palestras, uma das quais denominada "Depressão e o autoperdão - felicidade sem culpa", na qual ele demonstra a necessidade do autoamor, do autoperdão, da ausência de culpa, da crença no merecimento da felicidade.

Pois é, queridos irmãos, a culpa, a dor, o sofrimento não nos elevam espiritualmente, ao contrário, geram doenças, dentre as quais, saliente-se em especial, a depressão, o mal do século, que apenas retardam nosso aperfeiçoamento. Inúmeros são os ensinamentos que a todo momento recebemos do Pai Celestial, através dos bons espíritos, encarnados e desencarnados, mostrando-nos o caminho da felicidade e do progresso, de forma que não nos cabe fechar os olhos.

Culpa não é sinônimo de humildade e de elevação espiritual, nem autoamor é sinônimo de egoísmo e de orgulho. Dissociemos, pois, de uma vez por todas, essas acepções.

Que Deus nos ilumine agora e sempre.

Muita paz.