Já está mais que comprovado que o pensamento positivo tem força para mudar o mundo, mas o mundo está tão submerso em negatividade que é realmente difícil nos mantermos elevados, por isso que o Evangelho é categórico em estabelecer como um dos princípios básicos o "Orai e Vigiai". Cabe a cada um contribuir para o bem comum, sentar e esperar que os outros corrijam o mundo não é apenas uma atitude egoísta, mas é um estado de quebra de sintonia com a Fonte Maior de Bondade e Caridade. Também já está mais do que comprovado que apenas podemos receber aquilo em relação a que estamos em sintonia, em outras palavras, precisamos vibrar positivo para recebermos algo positivo. Por isso, saiamos todos do ciclo vicioso das lamentações e comecemos já a corrente para o bem. Talvez, você ache muito difícil vibrar sempre positivamente, mas é fácil vibrar positivamente por apenas 1 minuto. Então, hoje é apenas 1 minuto, amanhã são 2 e quando nos dermos conta teremos outra atitude para com a dádiva que Deus nos deu, que é a Vida!

Mensagem

Sejam todos muito bem vindos e que a paz do Senhor os ilumine agora e sempre!

terça-feira, 21 de junho de 2011

Reforma íntima sem martírio - aliança com o "homem velho"



***

Atenção: 
***


6. O Grande Aliado
Ao invés de ser contra o que fomos, precisamos aprender uma relação pacífica de aceitação sem conformismo a fim de fazer do “homem velho” um grande aliado no aperfeiçoamento.
(...)
13. Meditação da Amizade com o Homem Velho
A inimizade com o homem velho é extremamente prejudicial ao desenvolvimento dos valores divinos, porque gastamos toda energia para combater-nos e não para talhar virtudes e conquistar nossa sombra.


Devemos buscar boas atitudes, devemos buscar bons pensamentos, devemos buscar sermos melhores e não vivermos para combater nossos defeitos, o que só gera dor e angústia.

Percebam que há grande diferença entre aprender a ter boas atitudes e lutar contra os próprios defeitos. Quando lutamos contra os próprios defeitos concentramo-nos neles, mantemo-nos no padrão vibratório deles, e nos violentamos porque acabamos num ciclo vicioso do qual não conseguimos sair, nem achar a solução, porque não é nos defeitos que está a solução. Quando, ao contrário, estudamos e praticamos boas ações, naturalmente vamos aos poucos deixando de repetir as antigas falhas, mudamos nosso padrão vibratório e mudamos nosso íntimo sem luta, sem dor, sem martírio.

Em outras palavras, conhecer nossos defeitos deve apenas servir para nos orientar os estudos e às práticas das boas ações.

Para se deixar de praticar algo é preciso praticar outra coisa em seu lugar, de forma que o caminho não é nos preocuparmos com o que não devemos fazer e sim aprendermos o que deveríamos estar fazendo. 

"Não é exterminar o mal em nós, e sim fortalecer o bem que está adormecido na consciência."

Queridos irmãos, para corrigirmos nossas imperfeições é preciso conhecê-las e para conhecê-las é preciso aceitá-las. Quando não nos aceitamos é muito doloroso conhecer e confrotar a fundo nossas imperfeições, de forma que as análises que fazemos, porque impregnadas por emoções negativas, acabam muito distorcidas, tornar-se impossível uma visão clara acerca de nós mesmos. Em outras palavras, quando não nos aceitamos, não conseguimos exercer o "conhece a ti mesmo" e, sem nos conhecermos, como poderemos saber em que é preciso mudar?

Portanto, deixemos de lado de uma vez por todas esse repúdio por nós mesmos, essa luta contra o que somos e aceitemo-nos, de forma que com auxílio do nosso "homem velho", tornemo-nos cada vez mais um "homem novo".

Tenhamos, pois, como terceiro postulado básico a celebração de uma aliança com nosso "homem velho".
Continua na postagem Reforma intima sem martirio - celebração das vitórias.

Que Deus nos ilumine agora e sempre,
muita paz!

Um comentário:

Denise Carreiro disse...

A concentração nos defeitos gera culpa. Trabalhar em nosso aprimoramento espiritual faz com q tenhamos esperança e fé. Muito certo quando vc diz q não devemos simplesmente tentar esquecer os nossos defeitos e sim substituir essas ações por ações novas, fazendo bem ao nosso próximo. Muita paz!