Já está mais que comprovado que o pensamento positivo tem força para mudar o mundo, mas o mundo está tão submerso em negatividade que é realmente difícil nos mantermos elevados, por isso que o Evangelho é categórico em estabelecer como um dos princípios básicos o "Orai e Vigiai". Cabe a cada um contribuir para o bem comum, sentar e esperar que os outros corrijam o mundo não é apenas uma atitude egoísta, mas é um estado de quebra de sintonia com a Fonte Maior de Bondade e Caridade. Também já está mais do que comprovado que apenas podemos receber aquilo em relação a que estamos em sintonia, em outras palavras, precisamos vibrar positivo para recebermos algo positivo. Por isso, saiamos todos do ciclo vicioso das lamentações e comecemos já a corrente para o bem. Talvez, você ache muito difícil vibrar sempre positivamente, mas é fácil vibrar positivamente por apenas 1 minuto. Então, hoje é apenas 1 minuto, amanhã são 2 e quando nos dermos conta teremos outra atitude para com a dádiva que Deus nos deu, que é a Vida!

Mensagem

Sejam todos muito bem vindos e que a paz do Senhor os ilumine agora e sempre!

terça-feira, 28 de junho de 2011

Reforma íntima sem martírio - celebração das vitórias


***

Atenção: 
***

(...) a memorização e valorização das pequenas vitórias de cada dia haverão de nos trazer incentivo e discernimento na dilatação da crença da perfeição, a qual todos nos destinamos. Semelhante tarefa exigirá que utilizemos, ilimitadamente, o autoperdão na construção mental da auto-aprovação, porque, se não nos aprovamos nas faltas cometidas, caminhamos para o desamor para nós próprios atraindo fracasso.
(...)
Em uma guerra perde-se muitas batalhas, como é natural ocorrer. O que não se pode é desistir de vencê-la; esquivemos, portanto, da vaidade de querer vencer todas as batalhas e assumamos a posição íntima do bom combatente, aquele que sabe respeitar seus limites e jamais desistir de lutar.
(...)

Nunca esqueça que mais importante que a severidade da disciplina com nossas imperfeições é a alegria que devemos cultivar com nossos pequenos triunfos e nossas tenras qualidades. Alegria é fonte de motivação e bem-estar para todos os dias.

 

Como vimos, a reforma íntima demanda tempo, não mudamos de uma hora para outra, de forma que cada vitória, ainda que pequena, precisa ser celebrada, porque é mais um passo em nossa caminhada evolutiva.

Valorizemos nossas qualidades já adquiridas, concentremo-nos no que há de bom em nós e, assim, ganharemos força para continuar. 

Se não acreditarmos em nós, se não reconhecermos que, embora não seja na velocidade que queremos, estamos sim conseguindo mudar, não veremos os resultados de nossos esforços e aí sim a reforma íntima passará a ser um fardo quase insuportável de carregar. Se não vemos melhoras não obstante nossos esforços, estes logicamente perdem todo o sentido e o propósito, levando ao desânimo, ao desespero, às doenças.  

Quando, ao contrário, celebramos e nos alegramos com uma vitória, ainda que pequenina, passamos a ansiar por mais.

Além do mais, o reconhecimento das vitórias passa também pela prática do autoconhecimento, pois apenas quando conseguimos enxergá-las é que sabemos que encontramos e estamos no caminho certo para o progresso evolutivo.  Recusar-se, pois, a reconhecer os pequenos progressos é recusar-se a encontrar o caminho para a reforma íntima. De fato, quando não vemos resultados positivos para os nossos esforços, acreditamos que estamos sempre errados e, não conseguindo vislumbrar a solução, passamos a andar em círculos na busca de uma saída. 

É preciso, pois, celebrar cada pequeno progresso e recomeçar e reerguer-se com indulgência, autoamor e autoperdão a cada nova queda.

Nas palavras de Cícero Pereira, autor do prefácio do livro: "ter noções claras sobre as conquistas interiores, mesmo que pouco expressivas, é valoroso núcleo mental de motivação para a continuidade da empreitada da renovação. Por sua vez, não dar valor aos passos amealhados é permitir a expansão do sentimento de impotência e menosprezo aos esforços que já temos encetado."

Portanto, que nosso quarto postulado básico seja a valorização e a celebração de nossas qualidades e vitórias.

Dessa forma, queridos irmãos, temos quatro postulados básicos que acreditamos serem o ponto de partida para uma reforma íntima sem martírio, os quais, uma vez assimilados, nos darão forças, ânimo e fé para procedermos aos nossos processos evolutivos, superando os obstáculos e sempre nos reerguendo diante das quedas, evitando lutas, dores e sofrimentos inúteis, que só prejudicam nossa evolução.

Logicamente, existem diversas outras orientações e outras premissas para o processo de reforma íntima, a exemplo do amor ao próximo, do trabalho caridoso, da crença no melhor, enfim, longe estamos de esgotar o tema e nem temos tamanha pretensão, até porque não podemos perder de vista nosso segundo postulado, ou seja, a reforma íntima consiste em um processo gradual, portanto, paremos com essa ânsia por conhecer tudo a um só tempo!

Que Deus nos ilumine agora e sempre,
muita paz!

2 comentários:

Denise Carreiro disse...

Na educação aprendemo q é necessário dividir os nossos objetivos em metas, isso é, saber onde querermos chegar e pensar cada passo q temos q dar para chegar nesse lugar. Isso pq é importante sabermos q vencemos cada etapa e estaremos na direção correta. Portanto, é importante, sim, valorizarmos cada pequena conquista na nossa melhora íntima. Muita paz!

Esperança disse...

Amados irmãos Pensamento de Amor e Caridade,

Não podemos recusar a decisão firme em fazer o bem sempre, em transformar nossos sentimentos, nossas atitudes perante o universo. O coração sugere o rumo dos sonhos que alimetam nossa alma, nos sustentam e dão sentido a vida. Assim apoiados na prática do discernimento esperitual, na força do bem devemos caminhar na busca da evolução e de novos horizontes para superarmos as nossas deficiências humanas. Espera-se que reine a compaixão e amor ao próximo. Essas atitudes como vimos nesta mensagem são mais que mil palavras, e um sonho que se revela daquilo que realmente deveríamos ser todos os dias uns com os outros. É o lado Humano e Divino que se revela em atitudes verdadeiras, e o lado Humano que aflorou simplesmente por ser Humano e ser Divino.

Abraços de Luz

Convido-os para conhecer meu outro espaço. www.ateliersuriel.blogspot.com