Já está mais que comprovado que o pensamento positivo tem força para mudar o mundo, mas o mundo está tão submerso em negatividade que é realmente difícil nos mantermos elevados, por isso que o Evangelho é categórico em estabelecer como um dos princípios básicos o "Orai e Vigiai". Cabe a cada um contribuir para o bem comum, sentar e esperar que os outros corrijam o mundo não é apenas uma atitude egoísta, mas é um estado de quebra de sintonia com a Fonte Maior de Bondade e Caridade. Também já está mais do que comprovado que apenas podemos receber aquilo em relação a que estamos em sintonia, em outras palavras, precisamos vibrar positivo para recebermos algo positivo. Por isso, saiamos todos do ciclo vicioso das lamentações e comecemos já a corrente para o bem. Talvez, você ache muito difícil vibrar sempre positivamente, mas é fácil vibrar positivamente por apenas 1 minuto. Então, hoje é apenas 1 minuto, amanhã são 2 e quando nos dermos conta teremos outra atitude para com a dádiva que Deus nos deu, que é a Vida!

Mensagem

Sejam todos muito bem vindos e que a paz do Senhor os ilumine agora e sempre!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Reforma íntima sem martírio - processo gradual


***

Atenção: 
***

12. Ser Melhor
O conjunto dos ensaios espíritas é um roteiro completo para todos os perfis de necessidades no aperfeiçoamento da humanidade. Tomar todo esse conjunto como regras para absorção instantânea é demonstrar uma visão dogmática de crescimento, gerando aflições e temores, perfeccionismo e ansiedade, que são desnecessários no aperfeiçoamento das oportunidades.
(...)
19. Angústia da Melhora
Os conflitos criam as tensões no mundo íntimo em razão da contraposição entre esses três fatores: o que a criatura gostaria, o que ela deve e aquilo que ela consegue.

(...)
O efeito mais perceptível dessa batalha interior é o sentimento de indignidade. Porque ainda não logramos a habilidade do auto-amor, costumamos ser muito exigentes com nossas propostas de progresso moral, cultivando uma baixa tolerância com as imperfeições e os fracassos. Uma postura de inaceitação e cobranças intermináveis alimenta essa indignidade em direção ao perfeccionismo.
O resultado eminente desse quadro mental é um cansaço consigo, a desmotivação com suas atividades espiritualizantes induzindo o desejo de abandonar tudo

O progresso é algo que inevitavelmente demanda tempo, portanto, não desejemos ser perfeitos da noite para o dia, sejamos mais indulgentes com nossas limitações, para que não soframos desnecessariamente e assim retardemos nossa evolução ao invés de avançarmos.

Reforma íntima é um processo e, como tal, demanda tempo. Isso, embora óbvio, no fundo não é aceito por nós. Não aceitamos o processo, precisamos ser perfeitos antes de tudo e de todos e em tempo recorde. 

Queridos irmãos, aceitar que a evolução é um processo necessariamente gradual e que simplesmente não é possível nos angelizarmos de uma hora pra outra é adquirir maturidade espiritual. É entender que o milagre que Deus nos deu foi justamente este, que o nosso propósito é buscarmos dia após dia, seja em que plano estivermos, confrontar nossas imperfeições, estudar e melhorar. A beleza não está em ser um anjo e sim em como nos tornamos tal anjo. O mérito está justamente em como lidamos com o necessário processo gradual que nos conduz à elevação angelical. Devemos dar valor a isto! Devemos celebrar a superação de cada um na perseverança por substituir suas más tendências por boas atitudes! Devemos celebrar cada vitória e cada degrau alcançado na longa escada que nos conduzirá à perfeição!

Se assimilarmos isto, entenderemos finalmente o que é eternidade e imortalidade e aprenderemos o sentido de nossa existência espiritual, passaremos a celebrar e desfrutar cada momento de nossa caminhada e não perderemos mais energia com coisas e questionamentos sem propósito, enfim, descobriremos, finalmente, o que é a felicidade.

Meus irmãos, não penseis que já conheceis e sabeis de tudo. É preciso olhar para uma criança para começarmos a entender que por mais que quisermos e nos esforçemos não conseguiremos a imediata angelitude, simplesmente porque há coisas que mesmo que os Espíritos Puros nos tentassem ensinar ainda não conseguiríamos apreender diante de nossos pequenos conhecimentos. E quando falamos de conhecimentos, não estamos nos referindo aos conhecimentos terrenos, mas aos conhecimentos que temos em razão de nosso ainda pequeno grau de evolução.

Neste ponto, é sempre bom lembrar da questão 192 de O Livro dos Espíritos:

“Pode alguém, por um proceder impecável na vida atual, transpor todos os graus da escala do aperfeiçoamento e tornar-se Espírito Puro, sem passar por outros graus intermédios?”
“Não, pois o que o homem julga perfeito longe está da perfeição. Há qualidades que, lhes são desconhecidas e incompreensíveis. Poderá ser tão perfeito quanto o comporte a sua natureza terrena, mas isso não é a perfeição absoluta. (...)”
Assim, concluimos com Ermance que "certamente estaremos nos beneficiando amplamente por entendermos que ninguém pode fazer mais que o suportável, sendo inútil acumular sofrimentos para manter metas não alcançáveis por agora. Exigir de si mais que o possível é dar espaço para tornarmo-nos ansiosos ou desanimados." 

Aceitemos, pois, que ainda somos crianças e que, por agora, nosso propósito é a caminhada evolutiva, nosso próposito é instruirmo-nos e melhorarmo-nos para subir alguns degraus e adquirir maturidade espiritual e condições de assimilar novos conhecimentos.

Apaziguemos, então, nossos corações e deixemos de tanta exigência inútil e passemos a celebrar mais nossas vitórias, a fim de ganharmos ânimo para gastarmos nossas energias instruindo-nos com estudos e boas práticas!

Temos, pois, como segundo postulado básico a aceitação da reforma íntima como processo gradual.


Continua na postagem Reforma íntima sem martírio - aliança com o "homem velho".

Que Deus nos ilumine agora e sempre,
muita paz!

Um comentário:

Denise Carreiro disse...

Amo a doutrina espírita pq sei q Deus não cobra nada de nós. Cobranças, perfeccionismo, são coisas da nossa cabeça. Os erros são para refletirmos sobre eles e nos melhorarmos.
Ouvi em uma palestra q aquele q é perfeccionista, é pq carrega a culpa Se sentir culpado não é um bom sentimento, pois nos bloqueia.
O caminho é o autoperdão, a autoaceitação e o autoamor, isso é recomendado pela própria Ermance. Muita paz!